terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Os Gatos

Os Gatos foi um grupo de bossa nova, e muita bossa, formado por Durval Ferreira, Eumir Deodato e outras feras, nos áureos anos do Beco das Garrafas, em Copacabana, meados da década de 1960.
Este álbum foi editado pela Polygran em 1998, adaptado para CD a partir do LP original da Mercury 558 955-2, lançado em 1966 (data na contracapa).
A contra-capa do LP original trazia o seguinte texto: Segundo a Enciclopédia: GATO - mamífero carnívoro da família dos Felídeos.
O gato doméstico (Felis domestica) é o protótipo da família, que pertence, quase toda, ao gênero Felis. Veio, provavelmente do Egito, onde foi criado desde a mais remota antiguidade, gozando de honras de divindade. (Obs.: tente fazer um tamborim no Egito pra ver só!...) Segundo a Boemia: GATO - mamífero carnívoro da família dos Notívagos.
O gato doméstico (Felis domestica) não é o protótipo da família, que nada tem de doméstica. Esta família, símbolo da noite, acha-se sempre presente às madrugadas e pertence, quase toda, ao gênero Boemius.
O gato veio, provavelmente, da antiga Galeria Cruzeiro, onde, ambientado com os donos da noite carioca, desde as mais remotas serestas, podia até associar seus miados noturnos ao som inesquecível dos velhos sambistas. (obs.: Estes gatos, ao contrário dos egípcios, sempre foram abnegados.
Depois de mortos,continuam servindo ao samba em forma carnavalesca de tamborim.) Segundo a M.P.M. (Música Popular Moderna): GATO - mamífero carnívoro e bebívero da família dos bichos-do-beco-das-garrafas. DURVAL FERREIRA (gato violonista) é o protótipo rítmico e compositor da família, que pertence, quase toda, ao gênero MPM. Seguem-se os demais espécimes, EUMIR DEODATO (gatus pra frentis) - arranjos MEIRELLES - flauta COPINHA - flauta PAULO MOURA - sax-alto NECO - violão MACIEL - trombone NORATO - trombone WILSON - bateria Participações especiais: MAURÍLIO - flugel horn MAURÍCIO EINHORN - gaita Gatos Cantantis: DURVAL FERREIRA, BETTY CARVALHO, ATHAYDE, RENATO, JOÃO e LUIS. (Obs.: estes gatos, certamente, não dão tamborim. Em compensação, dão som.
E que som, meus camaradinhas! Falar é perder tempo. O melhor é ouvir o que aqui vai e esperar pelos sons que virão). Produção: DORIVAL CAYMMI FILHO Direção Musical: DURVAL FERREIRA Arranjos EUMIR DEODATO
Texto da contracapa do LP: PEDRO CAMARGO Leiaute da contracapa do LP: MELLO MENEZES Se alguém sabe da existência de outras edições de trabalhos do grupo, por gentileza, complete as informações e socialize os conteúdos. em colaboração Carlos C. Aymar c2aymar Read more on MEO Music.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário