quinta-feira, 30 de novembro de 2017

João Gilberto - México 1970

Lançado em 1970, este é um dos álbuns favoritos de Bebel Gilberto: em 1970, quando Bebel tinha três anos, a família voltou para o Rio, tendo vivido em Nova York por alguns anos. Pararam na rota na Cidade do México para que João realizasse um concerto. Uma estadia de uma noite transformou-se em dois anos, e desse período vem um dos álbuns favoritos de Bebel, Joao Gilberto no México. "É tão típico do meu pai", diz ela. "Nós vivemos em uma casa grande sem qualquer mobiliário, e ele tocava violão o tempo todo. Então, as músicas deste álbum são uma grande memória para mim. "Talvez Bebel esteja certo, zecalouro tem certeza de que ela está absolutamente certa, agora é hora de verificar esta joia sem impressão.
Músicas
01 – De Conversa Em Conversa (Lúcio Alves/Haroldo Barbosa)
02 – Ela É Carioca (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
03 – O Sapo (João Donato)
04 – Esperança Perdida (Tom Jobim/Billy Blanco)
05 – Trolley Song (Irving Berlin/Vrs. Haroldo Barbosa)
06 – João Marcelo (João Gilberto)
07 – Farolito (Agustin Lara)
08 – Samba da Pergunta (Pingarilho/Marcos Vasconcelos)
09 – Acapulco (João Gilberto)
10 – Besame Mucho (Consuelo Velasquez)
11 – Eclipse (Ernesto Lecuona)

Bossa Três - Em Forma - 1965

Bossa Três foi o primeiro grupo instrumental da era Bossa Nova, reunido em 1961 por Luiz Carlos Vinhas (piano), Tião Neto (baixo) e Edison Machado. Este LP é Bossa Três - Em Forma! (1965), com Luiz Carlos Vinhas, Otávio Baily (baixo) e Ronald (bateria).

Em Forma! foi lançado pelo rótulo Forma. Não sei se o título LP significa que Bossa Trés é Em Forma (o nome do rótulo) ou Em Forma (em boa forma em inglês). Olhando para essa capa fantástica, acho que eles significavam a gravadora. As faixas incluem:

01 - Garrafa (Orlando Costa "Maestro Cipó")
02 - Juca Bobão (Del Loro)
03 - Valsa (João Donato)
04 - Búzios (Luis Carlos Vinhas)
05 - O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim / Vinícius de Moraes)
06 - Bico de Luz (Luis Carlos Vinhas)
07 - Vivo Sonhando (Tom Jobim)
08 - Sambete Nº 4 (Ed Lincoln / Waltel Branco)
09 - Como Eu Quis Você (Luis Carlos Vinhas / Ronaldo Bôscoli)
10 - Imprevisto (Luis Carlos Vinhas)

Mais Bossa Com Os Cariocas - 1963

Mais Bossa com Os Cariocas (1963), para Philips, apresentando o segundo LP de Os Cariocas para a Philips em seus anos Bossa Nova, onde seis álbuns foram lançados de 1962 a 1967. Várias músicas da Bossa Nova foram gravadas nesses seis álbuns e a maioria deles ainda são considerados as melhores interpretações da maioria dessas músicas. O meu destaque é a faixa listada no Loronix Preview Center 01 - Telefone (Roberto Menescal / Ronaldo Boscoli). As faixas incluem:

Pessoal

Severino Filho
(piano, arranjos, vocal)
Badeco
(violao, vocal)
Luiz Roberto
(baixo, vocal)
Quartera
(bateria, voz)

tracklist

01 - Telefone (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)
02 - Vamos amar (Marcos Valle / Edu Lobo)
03 - Cartão de visita (Carlos Lyra / Vinícius de Moraes)
04 - Vivo sonhando (Tom Jobim)
05 - O céu é você (Luiz Berria / Maria Helena Toledo)
06 - Amorzinho diferente (Durval Ferreira / Luis Fernando Freire)
07 - Tem dó (Baden Powell / Vinícius de Moraes)
08 - Amor de nada (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
09 - Ela é carioca (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
10 - Também quem mandou (Carlos Lyra / Vinícius de Moraes)
11 - Insensatez (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
12 - Só quis você (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Joyce | Bossa Duets

00:00 – Você e eu (Carlos Lyra – Vinicius de Moraes)
Feat. Toninho Horta

04:23 Lugar Comum (João Donato – Gilberto Gil)
Feat. João Donato

09:25 Receita de samba (Joyce - Paulo César Pinheiro)
feat. Ana Martins

13:40 Plexus (Johnny Alf – Joyce)
Feat. Johnny Alf

17:32 Yarabela (Toninho Horta)
Feat. Toninho Horta

20:24 Criança (Joyce)
Feat. Wanda Sá

23:40 London Samba (Joyce)
Feat. Toninho Horta

28:51 O Sapo (The frog) (João Donato)
Feat. João Donato

32:16 Fã da Bahia (Joyce)
Feat. Wanda Sá

37:21 Céu e mar (Johnny Alf)
Feat. Johnny Alf

40:23 E vamos lá (João Donato e Joyce)
Feat. Ana Martins e João Donato

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Chet Baker And The Bôto Brazilian Quartet

Os solos de trombeta exuberantes e muitas vezes atraentes de Chet Baker foram bem contrastados com o apoio afro-latino claro do Quarteto do Boto, nesta data, gravado em Paris. Enquanto Baker não jogava com a doçura ou harmônica que marcava suas melhores datas, ele ainda havia feito bons trabalhos em cortes como "Balsa", "Seila", "Novos Tempos" e "Salsamba". Havia elementos de tango e samba durante esses cortes. O humor era leve, mas não excessivamente sentimental, e tanto Baker quanto o quarteto atingiram o equilíbrio entre romantismo e ardor. É bem remasterizado, e um exemplo bom, se não espetacular, de Chet Baker no período tardio.
Faixas:
1 Salsamba 5:46

2 Balsa 6:42

3 Forget Full 8:07

4 Inaia 7:39

5 Seila 5:43

6 Balao 4:51

7 Julinho 4:20

8 Novos Tempos 4:56

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Paul Winter - Rio - 1963

Em meados dos anos 60, o Brasil tornou-se seu novo lar. Fortemente influenciada pelos ritmos do Brasil, ele gravaria álbuns importantes como The Sound of Ipanema (com Carlos Lyra), o Jazz encontra a Bossa nova e o Rio.
Músicas
01 – Reza (Edu Lôbo/Ruy Guerra)
02 – Vagamente (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
03 – Tristeza De Nós Dois (Durval Ferreira/M. Einhorn/ Bebeto Castilho)
04 – Daniele (Luiz Eça/Bebeto Castilho)
05 – Além Da Imaginação (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
06 – Rio (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
07 – Samba Do Avião (Tom Jobim)
08 – Adriana (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
09 –Inútil Paisagem (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
10 – Zomba (Luiz Bonfá/Maria Helena Toledo)
11 – Saudade (Luiz Bonfá/Maria Helena Toledo)
12 – Ela É Carioca (tom Jobim/Vinícius de Moraes)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Elizete Cardoso - LP Canção do Amor Demais

Canção do Amor Demais é um álbum de composições de Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim, lançado em 1958, cantado por Elizete Cardoso e com arranjos de violão de João Gilberto. É considerado o marco inicial da bossa nova, por apresentar diversas das características que passariam a definir o estilo, como uma banda reduzida em comparação aos boleros e samba e percussão influenciada pelo Jazz norte-americano.
Lançado em abril de 1958, Canção do Amor Demais foi gravado pela Festa, de Irineu Garcia, uma pequena gravadora situada no Centro do Rio de Janeiro. O selo, no entanto, não tinha finalidade meramente comercial: o objetivo de seu dono era editar discos "falados" de poetas e cronistas brasileiros, como Augusto Frederico Schmidt, João Cabral de Mello Neto e Vinícius de Moraes, entre outros.

Através da amizade com Vinícius, surgiu a ideia de um álbum com o então vice-cônsul do Itamaraty. Porém, em vez do próprio poeta, este sugeriu a Garcia que produzisse uma seleção de composições suas interpretadas por uma cantora. Ambos tentaram Dolores Duran, que pediu um cachê alto e foi descartada, em favor de Elizete Cardoso.

Mesmo com um bom potencial para ser campeão de vendagens se comparado ao catálogo da Festa, Irineu optou por prensar apenas 2 mil cópias. Além do mais, dado à suas relações com o Itamaraty, Vinícius não desejava estar ostensivamente ligado à produção de um disco de sambas. Da mesma maneira, segundo diz Ruy Castro, Vinícius optou por agir com cautela ao franquear sua participação no disco, por um duplo receio: o de relacionar sua relação com a música popular com a profissão de diplomata; e, idem, de seu ofício de poeta com o de letrista.
Apesar de ser lembrado como o primeiro disco onde a famosa batida de João Gilberto aparece (nas faixas "Outra Vez" e "Chega de Saudade"), seu nome não aparece nos créditos da primeira edição do álbum. Os demais músicos que acompanham Elizete são, além de Gilberto (violão), são eles Vidal (contrabaixo), Irany Pinto (violino), Copinha (flauta), Irani (violão), Maciel (trompete) e Juquinha (bateria).

João fora escalado também para o violão em "Eu não existo sem você", "Luciana" e "Caminho de Pedra". Porém, ficou apenas com o coro, junto com Jobim e Walter Santos. Ruy Castro também revela que o violonista reclamou da falta de autonomia em tentar co-produzir as faixas com Tom. Tentou explicar à Elizete como ela deveria cantar as faixas, pensando que ela tratava as canções de Vinícius como se fossem peças "sacras". De acordo com Castro, a cantora deu a entender que que não necessitava dos seus palpites, dando pouca atenção pelas suas sugestões.

Lançado em maio de 1958, Canção do Amor Demais não foi um sucesso, pelo menos inicialmente. Em parte isso se deu pelo fato de que, além da prensagem limitada de 2 mil cópias, em matéria de divulgação, a política da Festa era de divulgação zero. Só mais tarde, depois do lançamento de "Chega de Saudade" com João Gilberto e com o sucesso da Bossa Nova no Brasil e no mundo, é que o álbum ganhou o status de precursor do movimento .

Faixas:
As canções foram compostas por Antônio Carlos Jobim com letra de Vinicius de Moraes, com exceção das faixas 2 e 9, compostas apenas por Vinícius, e das faixas 3 e 8, letra e música de Tom Jobim.

"Chega de Saudade" – 3:28
"Serenata do Adeus" – 3:08
"As Praias Desertas" – 2:17
"Caminho de Pedra" – 2:47
"Luciana" – 1:35
"Janelas Abertas" – 3:05
"Eu não Existo sem Você" – 1:59
"Outra Vez" – 1:53
"Medo de Amar" – 3:07
"Estrada Branca" – 2:27
"Vida Bela (Praia Branca)" – 2:08
"Modinha" – 2:00
"Canção do Amor demais" – 1:43