domingo, 22 de outubro de 2017

Leny Andrade

Leny Andrade de Lima, considerada por muitos a maior cantora de jazz brasileiro, mais conhecida como Leny Andrade, nasceu em Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1943, e é uma cantora e música brasileira.

Aos seis anos de idade, Leny Andrade começou a tocar piano. Aos nove, entrou para o Conservatório Brasileiro de Música e aos quinze já se apresentava como "crooner" de orquestras. 

Nascida no Rio de Janeiro, aos 15 anos estreou profissionalmente como crooner.

Cantou com o trio de Sergio Mendes, Pery Ribeiro e o Bossa Três, com quem gravou o primeiro disco ao vivo. Enveredou pelo samba de vanguarda nos anos 70, com o disco "Alvoroço".

Em 79 gravou o LP "Registro", voltando ao samba-jazz. Cantando ao lado de artistas como Dick Farney, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.

Nas décadas de 80 e 90 dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico "Luz Neon".

Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de prestígio, como César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo. Gravou ainda um CD apenas com standards norte-americanos, em ritmo de bossa nova.

Na década de 60, Leny Andrade começou a se apresentar em boates com o espetáculo Gemini V, com Pery Ribeiro e o grupo Bossa Três.

Nos anos 70 gravou Alvoroço, Leny Andrade e fechou a década com Registro, uma obra marcante de samba-jazz.

A cantora se mostrava cada vez mais uma profissional na arte do improviso e brilhou com parcerias com João Donato e Dick Farney. Prestigiada, seu lançamento, Luz Neon, foi aclamado pela crítica e pelo público. 

Leny Andrade teve vários hits nas paradas brasileiras, e em 2007 dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo.

Leny Andrade começou sua carreira cantando em boates, morou cinco anos no México e passou boa parte de sua vida vivendo nos Estados Unidos e Europa. Ela estudou na Conservatório Brasileiro de Música.

Leny Andrade se apresentou com Paquito D'Rivera, Luiz Eça, Dick Farney, João Donato, Eumir Deodato e Francis Hime. O estilo eclético de Leny Andrade é uma síntese do samba e do jazz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário