segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Maysa - LP Barquinho

Barquinho é o décimo primeiro álbum de estúdio da cantora brasileira Maysa, lançado em 1961 pela Columbia Records e relançado em 2000 em formato de CD. O nome do disco se chamaria "Maysa e a Nova Onda" e chegou às lojas praticamente junto com seu antecessor, Maysa, Amor... E Maysa, lançado pela RGE. Em 1967, na Itália, o álbum também foi lançado, porém com o nome Tempo di Samba. A capa do disco é colorida e exibe uma foto de Maysa e sua turma de amigos em um barquinho, com o Pão de Açúcar ao fundo.

A cantora, que já flertava com a Bossa Nova em algumas canções desde o seu sétimo álbum (Voltei, do ano anterior), aparece nesse disco, produzido por Ronaldo Bôscoli, mergulhando de vez no novo estilo. O clima alegre do novo estilo aparecia em faixas como "O Barquinho", "Você e Eu", "Eu e o Meu Coração". Bôscoli homenagea a cantora na canção "Maysa". Metade das canções apresenta o acompanhamento de uma orquestra e a outra metade somente um pequeno grupo de músicos.

Uma faixa polêmica na época, chegando a ser barrada nas estações de rádio, foi "Depois do Amor", pois apresentava uma letra muito sensual e ousada. "Lágrima Primeira", composta por Bôscoli e Roberto Menescal, apresenta uma melodia praticamente igual a de "Meu Amanhã", outra canção daquele ano, criada também por Menescal, e gravada por Elizeth Cardoso e por Sylvia Telles. Maysa gravara também para o disco a faixa "Só Você (Mais Nada)", canção que na versão de Elizeth Cardoso de 1954, vinha com aspecto sombrio e triste e na de Maysa com uma sonoridade moderna, adequada a proposta do álbum.

O disco não foi aceito pela crítica e nem mesmo por alguns bossa-novistas, pois achavam que Maysa errara ao mudar seu estilo. Na contracapa do disco já havia a resposta da cantora. Ela escrevera que não abandonara a característica romântica e que estava apenas acrescentando a ela um toque moderno.

Foram lançado sum disco 78 rpm e um compacto simples no mesmo ano, contendo ambos as canções "O Barquinho" e "Dois Meninos".

Lista de faixas:
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "O Barquinho"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 2:19
2. "Você e Eu"  Carlos Lyra / Vinicius de Moraes 2:16
3. "Dois Meninos"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 2:45
4. "Recado à Solidão"  Chico Feitosa 2:34
5. "Depois do Amor"  Normando Santos / Ronaldo Bôscoli 2:25
6. "Só Você (Mais Nada)"  Paulo Soledade 1:54
7. "Maysa"  Luiz Eça / Ronaldo Bôscoli 2:26
8. "Errinho à Toa"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 1:43
9. "Lágrima Primeira"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 2:46
10. "Eu e o Meu Coração"  Antônio Botelho / Inaldo Villarin 2:15
11. "Cala Meu Amor"  Tom Jobim / Vinicius de Moraes 2:07
12. "Melancolia"  Luiz Eça / Ronaldo Bôscoli 3:17
Duração total:
28:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário