sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Newton Mendonça (BIOGRAFIA)

Newton Ferreira de Mendonça (Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1927Rio de Janeiro, 22 de novembro de 1960) foi um pianista, compositor, violinista e gaitista brasileiro.
Newton Mendonça foi um dos mais importantes letristas da bossa nova. Seu modo de escrever, usando substantivos até então raramente usados em letras de músicas brasileiras, e um modo carinhoso com que se referia à mulher, ao contrário do machismo frequentemente encontrado nas letras, foi fundamental para chamar a atenção das pessoas para a Bossa Nova. Especialmente os jovens. Injustiçado historicamente, Newton Mendonça foi um dos grandes responsáveis pelo início da bossa nova.
Viveu entre 1933 a 1939 em Porto Alegre, onde estudou violino, e Aquidauana (MS). Aos 13 anos, iniciou seus estudos de piano clássico.
Em 1942 se juntou ao seu amigo de infância, Antônio Carlos Jobim, com quem compôs várias canções que viriam a se tornar clássicos da Bossa Nova.
Boêmio, passou a maior parte das noites dos anos 50 tocando piano em boates de Copacabana.
O primeiro sucesso surgiu com "Foi a Noite", considerado por muitos especialistas como o início da bossa nova.
O grande sucesso aconteceu dois anos depois, quando João Gilberto gravou "Desafinado" e "Samba de Uma Nota Só". Seguiram-se "Meditação", "Caminhos Cruzados", "Discussão" e "Só Saudade".
Foi o vencedor do I Festival da TV Record, no dia 3 de dezembro de 1960, com a música "Canção do Pescador". Porém, não pode estar presente para receber o troféu. Poucos dias antes, no dia 22 de novembro, aos 33 anos, tivera um enfarte fulminante (o seu segundo) que o vitimou. O prêmio foi entregue, dias depois, à sua esposa, Dona Cirene. Newton Mendonça, compositor e letrista de grande talento, faleceu sem ter podido colher os frutos de sua parceria com Tom Jobim.

História da Bossa Nova

Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que recebeu influência do samba e do jazz americano.
A bossa nova surgiu no Brasil no final da década de 50, na intimidade dos apartamentos e boates da Zona Sul do Rio de Janeiro - reduto da classe média - estudantes e jovens em geral. Inicialmente o termo era apenas usado como um novo modo de cantar e tocar naquela época.

Em março de 1959 a gravadora Odeon lançou o disco Chega de Saudade, do cantor, violonista e compositor João Gilberto que cantava baixinho e discretamente, onde o acompanhamento do violão possuía uma batida e uma harmonia diferentes, abrindo novo caminho para a nova música. "Devo argumentar que isso é muito natural, é a bossa nova", dizia João Gilberto.
A bossa nova lançou não apenas um estilo musical, mas também uma constelação de novos compositores, letristas e instrumentistas. Antônio Carlos Jobim, Roberto Menescal e Carlinhos Lyra logo despontaram entre os representantes mais expressivos. Interessados inicialmente no jazz, único tipo de música popular que permitia uma execução instrumental evoluída, foram aos poucos colocando a técnica em função da música brasileira.
Em termos musicais, a bossa nova evoluiu no sentido do desenvolvimento da criação melódica, as canções tornaram-se mais difíceis de serem entoadas, pois as complicadas incursões melódicas exigiam um encadeamento harmônico mais evoluído. Além disso a bossa nova trouxe a orquestração econômica, nascidas em apartamentos.
No Samba de uma nota só, de Jobim e Newton Mendonça, o texto literário sugere os acontecimentos melódicos e a melodia comenta o texto. Humor, malícia ironia também estiveram presentes em Lôbo bobo de Bôscoli. O tom de protesto e o inconformismo era constante como em Terra de ninguém e Pedro Pedreiro.
Sendo um movimento musical tecnicamente evoluído, a bossa nova não tardou a ultrapassar nossas fronteiras, assimilada rapidamente nos Estados Unidos. Com a vinda ao Brasil de Herbie Mann, Charles Byrd, Stan Getz e Zoot Sims, ela foi logo exportada. Aceita e praticada pelos melhores músicos americanos, entre eles, Frank Sinatra.
Com a industrialização pelo show business e pela televisão, a bossa nova, sem perder o estilo intimista e rebuscado, abriu-se também para o grande espetáculo. Surgiram conjuntos vocais e instrumentistas de alto nível, entre eles, Zimbo Trio, Tamba Trio, Quarteto em Cy, MPB-4, Conjunto Roberto Menescal, e novos compositores, cantores e instrumentistas, como Edu Lobo, Elis Regina e Baden Powell.
O espetacular sucesso que consagrou definitivamente Elis Reginna, Baden, Edu e outros, foi o festival organizado pela TV Excelsior, de São Paulo, em 1965, em que Arrastão foi a música vencedora. Vários cantores já faziam sucesso no "tempo da bossa". Dos festivais seguintes saíram Chico Buarque, Nara Leão, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Os Mutantes, Gal Costa, Rogério Duprat e muitos outros.
Algumas das músicas mais famosas da bossa nova são: Chega de Saudade (João Gilberto), Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Águas de Março (Tom Jobim).
Entre os ilustres cantores e compositores da bossa nova estão Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Elis Regina, Chico Buarque, Carlos Lyra, Nara Leão, Gal Costa, Caetano Veloso, entre outros.

Bossa Nova: New Brazilian Jazz (Album)

Bossa Nova: O novo Jazz brasileiro é um álbum do compositor, pianista e maestro argentino Lalo Schifrin gravado em 1962 e lançado no rótulo Audio Fidelity.
O álbum foi lançado durante o auge da popularidade da música bossa nova no início da década de 1960 e foi um dos primeiros álbuns solo de Schifrin depois de deixar a banda de Dizzy Gillespie.

 

O álbum atingiu o pico em 35 na Billboard Albums Chart em 1963.
Lista de músicas:
"Boato (Bistro)" (J.R. Kelly) - 2:26
     "Chora Tua Tristeza" (Oscar Castro Neves, Luvercy Fiorini) - 2:38
     "Poema Do Adeus" (Luís Antônio) - 3:19
     "Apito No Samba" (Antônio, Luís Bandeira) - 2:50
     "Chega De Saudade" (Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes) - 5:19
     "Bossa Em Nova York" (Jose Paulo, D. Madrid) - 1:52
     "O Amor E A Rosa" (João Pernambuco, Antônio Maria) - 3:34
     "O Menino Desce O Morro" (De Rosa, Vera Brasil) - 2:28
     "Menina Feia" (Castro Neves) - 2:25
     "Ouça" (Maysa) - 3:56
     "Samba De Uma Nota So" (Jobim, N.F. De Mendonca) - 3:44
     "Patinho Feio (aka Patinho feio)" (Castro Neves) - 3:01

     Gravado em Nova York em junho de 1962.

 Pessoal

     Lalo Schifrin - piano, arranjador
     Leo Wright - saxofone alto, flauta
     Christopher White - baixo
     Rudy Collins - bateria
     Jose Paulo, Carmen Costa - percussão latina
     Harpa e cordas não identificadas

sábado, 9 de setembro de 2017

The Wonderful World Of Antonio Carlos Jobim - Antonio Carlos Jobim

O Maravilhoso Mundo de Antônio Carlos Jobim (álbuns dos EUA de 1965) é o segundo álbum de Antônio Carlos Jobim, organizado por Nelson Riddle. Foi lançado em 1965.

O biógrafo de Riddle, Peter J. Levinson, disse: "O álbum mais bonito que Nelson já organizou em toda a sua carreira foi The Wonderful World de Antonio Carlos Jobim, gravado em 1965. É realmente o funcionamento interno do Jobim / Riddle combinação - a ternura e a sensualidade que predominaram ao longo desta gravação - que revelou quanto Nelson e 'Tom' Jobim eram almas gêmeas ... Nelson usou uma mistura de flautas, trombones e cordas para transmitir perfeitamente o romantismo do samba. O português de Jobim e os vocais e guitarra ingleses fortemente acentuados se misturam perfeitamente com os arranjos de Nelson ".


 Lista de músicas

     "Ela é uma Carioca" (Vinicius de Moraes, Ray Gilbert) -2: 38
     "Agua de Beber" (de Moraes, Gimbel) -2: 29
     "Surfboard" -2: 24
     "Paisagem inútil" (Gilbert, Aloísio de Oliveira) -2: 18
     "Só Tinha de Ser Com Você" (Oliveira) -2: 29
     "A Felicidade" (de Moraes) -2: 07
     "Bonita" (Gene Lees) -2: 09
     "Favela" (de Moraes) -2: 37
     "Valsa de Pôrto das Caixas" -3: 22
     "Samba do Avião" -2: 13
     "Por Toda a Minha Vida" (de Moraes) -1: 51
     "Dindi" (Gilbert, Oliveira) -2: 35

Todas as músicas compostas por Antonio Carlos Jobim, indicaram os letristas.

Francis Albert Sinatra e Antonio Carlos Jobim

Francis Albert Sinatra e Antonio Carlos Jobim é um álbum de estúdio de 1967 de Frank Sinatra, com Antonio Carlos Jobim. As faixas foram organizadas e conduzidas por Claus Ogerman e sua orquestra. Juntamente com as composições originais de Jobim, o álbum apresenta três padrões do "Great American Songbook", "Change Partners", "I Concentrate on You" e "Baubles, Bangles e Beads"), organizados no estilo bossa nova. Sinatra e Jobim seguiram este álbum com sessões para uma segunda colaboração, intitulada Sinatra-Jobim. Esse álbum foi lançado brevemente em fita de 8 faixas em 1970, antes de ser tirado da impressão no pedido da Sinatra, devido a preocupações com seu potencial de vendas. Várias das faixas de Sinatra-Jobim foram posteriormente incorporadas no álbum Sinatra & Company (1971) e na compilação Sinatra-Jobim Sessions (1979). Em 2010, o rótulo Concord Records emitiu uma nova e abrangente compilação intitulada Sinatra / Jobim: The Complete Reprise Recordings. Nos Grammy Awards de 1968 Francis Albert Sinatra e Antonio Carlos Jobim foram nomeados para o Grammy Award para Álbum do Ano.


1 The Girl From Ipanema
2 Dindi
3 Change Partners
4 Quiet Nights Of Quiet Stars (corcovado)
5 Meditation (meditação)
6 If You Never Come To Me (inútil Paisagem)
7 How Insensitive (insensatez)
8 I Concentrate On You
9 Baubles, Bangles And Beads
10 Once I Loved (o Amor Em Paz)
11 Sinatra/jobim Medley: Quiet Nights Of Quiet Stars/change Partners/i Concentrate On You/the Girl From Ipanema
12 The Girl From Ipanema

Amoroso (álbum) João Gilberto

Amoroso é um álbum do músico brasileiro João Gilberto.
Foi lançado em 1977 e é considerado um dos trabalhos mais importantes de sua carreira.
  Em 2007, foi escolhido pela Rolling Stone Brasil como o 56° maior álbum da música brasileira.

Faixas

De acordo com o encarte do álbum.
  1. "'S Wonderful"
  2. "Estate"
  3. "Tin Tin Por Tin Tin"
  4. "Bésame Mucho"
  5. "Wave"
  6. "Caminhos Cruzados"
  7. "Triste"
  8. "Zingaro"

Wave (Album) Tom Jobim

Wave é um álbum de Antônio Carlos Jobim no estilo de bossa nova lançado em 1967. É sabido como o álbum mais bem sucedido de Jobim até a data (No. 5, Álbuns do jazz dos EU, 1967, No. 114, albums dos EU, 1968).
Todas as canções compostas por Antônio Carlos Jobim, exceto na faixa número 8, composta em parceria com Vinicius de Moraes em 1956 para a peça Orfeu da Conceição, com o nome "Lamento no Morro".
A faixa número 10 foi composta em homenagem ao cunhado de Tom Jobim, Paulo Bacardi.

Todas as faixas, composições de Antônio Carlos Jobim.
  1. "Wave" – 2:56
  2. "The Red Blouse" – 5:09
  3. "Look to the Sky" – 2:20
  4. "Batidinha" – 3:17
  5. "Triste" – 2:09
  6. "Mojave" – 2:27
  7. "Diálogo" – 2:55
  8. "Lamento" (lyrics by Vinicius de Moraes) – 2:46
  9. "Antigua" – 3:10
  10. "Captain Bacardi" – 4:29