quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Mais Bossa Com Os Cariocas - 1963

Mais Bossa com Os Cariocas (1963), para Philips, apresentando o segundo LP de Os Cariocas para a Philips em seus anos Bossa Nova, onde seis álbuns foram lançados de 1962 a 1967. Várias músicas da Bossa Nova foram gravadas nesses seis álbuns e a maioria deles ainda são considerados as melhores interpretações da maioria dessas músicas. O meu destaque é a faixa listada no Loronix Preview Center 01 - Telefone (Roberto Menescal / Ronaldo Boscoli). As faixas incluem:

Pessoal

Severino Filho
(piano, arranjos, vocal)
Badeco
(violao, vocal)
Luiz Roberto
(baixo, vocal)
Quartera
(bateria, voz)

tracklist

01 - Telefone (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)
02 - Vamos amar (Marcos Valle / Edu Lobo)
03 - Cartão de visita (Carlos Lyra / Vinícius de Moraes)
04 - Vivo sonhando (Tom Jobim)
05 - O céu é você (Luiz Berria / Maria Helena Toledo)
06 - Amorzinho diferente (Durval Ferreira / Luis Fernando Freire)
07 - Tem dó (Baden Powell / Vinícius de Moraes)
08 - Amor de nada (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
09 - Ela é carioca (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
10 - Também quem mandou (Carlos Lyra / Vinícius de Moraes)
11 - Insensatez (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
12 - Só quis você (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Joyce | Bossa Duets

00:00 – Você e eu (Carlos Lyra – Vinicius de Moraes)
Feat. Toninho Horta

04:23 Lugar Comum (João Donato – Gilberto Gil)
Feat. João Donato

09:25 Receita de samba (Joyce - Paulo César Pinheiro)
feat. Ana Martins

13:40 Plexus (Johnny Alf – Joyce)
Feat. Johnny Alf

17:32 Yarabela (Toninho Horta)
Feat. Toninho Horta

20:24 Criança (Joyce)
Feat. Wanda Sá

23:40 London Samba (Joyce)
Feat. Toninho Horta

28:51 O Sapo (The frog) (João Donato)
Feat. João Donato

32:16 Fã da Bahia (Joyce)
Feat. Wanda Sá

37:21 Céu e mar (Johnny Alf)
Feat. Johnny Alf

40:23 E vamos lá (João Donato e Joyce)
Feat. Ana Martins e João Donato

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Chet Baker And The Bôto Brazilian Quartet

Os solos de trombeta exuberantes e muitas vezes atraentes de Chet Baker foram bem contrastados com o apoio afro-latino claro do Quarteto do Boto, nesta data, gravado em Paris. Enquanto Baker não jogava com a doçura ou harmônica que marcava suas melhores datas, ele ainda havia feito bons trabalhos em cortes como "Balsa", "Seila", "Novos Tempos" e "Salsamba". Havia elementos de tango e samba durante esses cortes. O humor era leve, mas não excessivamente sentimental, e tanto Baker quanto o quarteto atingiram o equilíbrio entre romantismo e ardor. É bem remasterizado, e um exemplo bom, se não espetacular, de Chet Baker no período tardio.
Faixas:
1 Salsamba 5:46

2 Balsa 6:42

3 Forget Full 8:07

4 Inaia 7:39

5 Seila 5:43

6 Balao 4:51

7 Julinho 4:20

8 Novos Tempos 4:56

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Paul Winter - Rio - 1963

Em meados dos anos 60, o Brasil tornou-se seu novo lar. Fortemente influenciada pelos ritmos do Brasil, ele gravaria álbuns importantes como The Sound of Ipanema (com Carlos Lyra), o Jazz encontra a Bossa nova e o Rio.
Músicas
01 – Reza (Edu Lôbo/Ruy Guerra)
02 – Vagamente (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
03 – Tristeza De Nós Dois (Durval Ferreira/M. Einhorn/ Bebeto Castilho)
04 – Daniele (Luiz Eça/Bebeto Castilho)
05 – Além Da Imaginação (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
06 – Rio (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
07 – Samba Do Avião (Tom Jobim)
08 – Adriana (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
09 –Inútil Paisagem (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
10 – Zomba (Luiz Bonfá/Maria Helena Toledo)
11 – Saudade (Luiz Bonfá/Maria Helena Toledo)
12 – Ela É Carioca (tom Jobim/Vinícius de Moraes)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Elizete Cardoso - LP Canção do Amor Demais

Canção do Amor Demais é um álbum de composições de Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim, lançado em 1958, cantado por Elizete Cardoso e com arranjos de violão de João Gilberto. É considerado o marco inicial da bossa nova, por apresentar diversas das características que passariam a definir o estilo, como uma banda reduzida em comparação aos boleros e samba e percussão influenciada pelo Jazz norte-americano.
Lançado em abril de 1958, Canção do Amor Demais foi gravado pela Festa, de Irineu Garcia, uma pequena gravadora situada no Centro do Rio de Janeiro. O selo, no entanto, não tinha finalidade meramente comercial: o objetivo de seu dono era editar discos "falados" de poetas e cronistas brasileiros, como Augusto Frederico Schmidt, João Cabral de Mello Neto e Vinícius de Moraes, entre outros.

Através da amizade com Vinícius, surgiu a ideia de um álbum com o então vice-cônsul do Itamaraty. Porém, em vez do próprio poeta, este sugeriu a Garcia que produzisse uma seleção de composições suas interpretadas por uma cantora. Ambos tentaram Dolores Duran, que pediu um cachê alto e foi descartada, em favor de Elizete Cardoso.

Mesmo com um bom potencial para ser campeão de vendagens se comparado ao catálogo da Festa, Irineu optou por prensar apenas 2 mil cópias. Além do mais, dado à suas relações com o Itamaraty, Vinícius não desejava estar ostensivamente ligado à produção de um disco de sambas. Da mesma maneira, segundo diz Ruy Castro, Vinícius optou por agir com cautela ao franquear sua participação no disco, por um duplo receio: o de relacionar sua relação com a música popular com a profissão de diplomata; e, idem, de seu ofício de poeta com o de letrista.
Apesar de ser lembrado como o primeiro disco onde a famosa batida de João Gilberto aparece (nas faixas "Outra Vez" e "Chega de Saudade"), seu nome não aparece nos créditos da primeira edição do álbum. Os demais músicos que acompanham Elizete são, além de Gilberto (violão), são eles Vidal (contrabaixo), Irany Pinto (violino), Copinha (flauta), Irani (violão), Maciel (trompete) e Juquinha (bateria).

João fora escalado também para o violão em "Eu não existo sem você", "Luciana" e "Caminho de Pedra". Porém, ficou apenas com o coro, junto com Jobim e Walter Santos. Ruy Castro também revela que o violonista reclamou da falta de autonomia em tentar co-produzir as faixas com Tom. Tentou explicar à Elizete como ela deveria cantar as faixas, pensando que ela tratava as canções de Vinícius como se fossem peças "sacras". De acordo com Castro, a cantora deu a entender que que não necessitava dos seus palpites, dando pouca atenção pelas suas sugestões.

Lançado em maio de 1958, Canção do Amor Demais não foi um sucesso, pelo menos inicialmente. Em parte isso se deu pelo fato de que, além da prensagem limitada de 2 mil cópias, em matéria de divulgação, a política da Festa era de divulgação zero. Só mais tarde, depois do lançamento de "Chega de Saudade" com João Gilberto e com o sucesso da Bossa Nova no Brasil e no mundo, é que o álbum ganhou o status de precursor do movimento .

Faixas:
As canções foram compostas por Antônio Carlos Jobim com letra de Vinicius de Moraes, com exceção das faixas 2 e 9, compostas apenas por Vinícius, e das faixas 3 e 8, letra e música de Tom Jobim.

"Chega de Saudade" – 3:28
"Serenata do Adeus" – 3:08
"As Praias Desertas" – 2:17
"Caminho de Pedra" – 2:47
"Luciana" – 1:35
"Janelas Abertas" – 3:05
"Eu não Existo sem Você" – 1:59
"Outra Vez" – 1:53
"Medo de Amar" – 3:07
"Estrada Branca" – 2:27
"Vida Bela (Praia Branca)" – 2:08
"Modinha" – 2:00
"Canção do Amor demais" – 1:43

Maysa - LP Barquinho

Barquinho é o décimo primeiro álbum de estúdio da cantora brasileira Maysa, lançado em 1961 pela Columbia Records e relançado em 2000 em formato de CD. O nome do disco se chamaria "Maysa e a Nova Onda" e chegou às lojas praticamente junto com seu antecessor, Maysa, Amor... E Maysa, lançado pela RGE. Em 1967, na Itália, o álbum também foi lançado, porém com o nome Tempo di Samba. A capa do disco é colorida e exibe uma foto de Maysa e sua turma de amigos em um barquinho, com o Pão de Açúcar ao fundo.

A cantora, que já flertava com a Bossa Nova em algumas canções desde o seu sétimo álbum (Voltei, do ano anterior), aparece nesse disco, produzido por Ronaldo Bôscoli, mergulhando de vez no novo estilo. O clima alegre do novo estilo aparecia em faixas como "O Barquinho", "Você e Eu", "Eu e o Meu Coração". Bôscoli homenagea a cantora na canção "Maysa". Metade das canções apresenta o acompanhamento de uma orquestra e a outra metade somente um pequeno grupo de músicos.

Uma faixa polêmica na época, chegando a ser barrada nas estações de rádio, foi "Depois do Amor", pois apresentava uma letra muito sensual e ousada. "Lágrima Primeira", composta por Bôscoli e Roberto Menescal, apresenta uma melodia praticamente igual a de "Meu Amanhã", outra canção daquele ano, criada também por Menescal, e gravada por Elizeth Cardoso e por Sylvia Telles. Maysa gravara também para o disco a faixa "Só Você (Mais Nada)", canção que na versão de Elizeth Cardoso de 1954, vinha com aspecto sombrio e triste e na de Maysa com uma sonoridade moderna, adequada a proposta do álbum.

O disco não foi aceito pela crítica e nem mesmo por alguns bossa-novistas, pois achavam que Maysa errara ao mudar seu estilo. Na contracapa do disco já havia a resposta da cantora. Ela escrevera que não abandonara a característica romântica e que estava apenas acrescentando a ela um toque moderno.

Foram lançado sum disco 78 rpm e um compacto simples no mesmo ano, contendo ambos as canções "O Barquinho" e "Dois Meninos".

Lista de faixas:
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "O Barquinho"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 2:19
2. "Você e Eu"  Carlos Lyra / Vinicius de Moraes 2:16
3. "Dois Meninos"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 2:45
4. "Recado à Solidão"  Chico Feitosa 2:34
5. "Depois do Amor"  Normando Santos / Ronaldo Bôscoli 2:25
6. "Só Você (Mais Nada)"  Paulo Soledade 1:54
7. "Maysa"  Luiz Eça / Ronaldo Bôscoli 2:26
8. "Errinho à Toa"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 1:43
9. "Lágrima Primeira"  Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli 2:46
10. "Eu e o Meu Coração"  Antônio Botelho / Inaldo Villarin 2:15
11. "Cala Meu Amor"  Tom Jobim / Vinicius de Moraes 2:07
12. "Melancolia"  Luiz Eça / Ronaldo Bôscoli 3:17
Duração total:
28:52

Danilo Caymmi Canta Tom Jobim

'Danilo, filho de Dorival Caymmi, pai de Alice e irmão de Nana, foi músico e cantor da banda de Tom Jobim por muitos anos. Conhecia seu repertório como ninguém e agora resolveu homenagear seu amigo e ídolo com esse álbum dedicado ao maior compositor brasileiro de todos os tempos. Tom Jobim, que faria 90 anos dia 25 de Janeiro de 2017.
Esse é um álbum-homenagem ao aniversário de TOM.
Danilo Caymmi fala do álbum: “Não sabia que eu era cantor até 1983 quando entrei para fazer parte da Banda Nova de Tom, a convite de seu filho Paulo. Show em Viena com orquestra. Durante um dos ensaios Tom pediu que eu cantasse duas de suas músicas.
Neste momento descobri em mim o cantor que eu mesmo desconhecia! O maestro sabia tudo! Esse trabalho é dedicado a esse ser humano maravilhoso único e toda a sua família. Aqui está o melhor de mim.”'
01- Bonita (00:00)
02- Ela É Carioca (03:22)
03- Por Causa de Você (07:06)
04- Estrada do Sol (participação especial: Stacey Kent) (10:08)
05- Chora Coração (13:40)
06- Água de Beber (16:36)
07- As Praias Desertas (19:36)
08- Tema de Amor de Gabriela (22:35)
09- Luiza (26:05)
10- Querida (29:20)
11- Derradeira Primavera (32:52)

voz e flautas: Danilo Caymmi
violão e arranjos: Flávio Mendes
violoncelo: Hugo Pilger
produzido por: Flávio Mendes e Carlos Fuchs